quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Deficientes visuais ingressam na universidade



Os portadores de deficiência visual, Lara Andrade de Lima, 18 anos e Júlio César Costa Valério, 22 anos buscaram o sonho de cursar o nível superior e passaram no último vestibular da UFC e UECE. Os dois estudantes fizeram cursinho na Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará (Apesc) através de parceria entre a entidade e a Associação dos Cegos do Ceará (Aceg).

Lara passou em 18º lugar para o curso de Letras na Universidade Federal do Ceará. Na Universidade Estadual do Ceará Júlio passou em Filosofia e afirma que “O importante é não desistir nunca”. Além da força de vontade dos jovens, os dois universitários acreditam que o acolhimento recebido na Apesc foi de extrema importância para atingir seus objetivos.

A direção da Apesc equipou o laboratório de informática com o programa Dox Vox, envia apostilhas para a Aceg para serem adaptadas para o braile, e oferece ledores para a leitura do material de estudo necessário. Essa estrutura funciona como um suporte, pois os alunos deficientes assistem aulas nas salas com os demais alunos.

A Apesc oferece cursos de línguas, supletivo e cursinho, voltado a pessoas de baixo poder aquisitivo, têm preços acessíveis, sendo aberto ao público em geral.

SERVIÇO:
APESC - ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ
Rua 24 de maio, 1230 - Centro
Fortaleza - Ceará
Telefone : (85) 3251-1685

ACEG - ASSOCIAÇÃO DOS CEGOS DO CEARÁ
Av. Bezerra de Menezes, 892 - São Gerardo
Fortaleza - Ceará
Telefone:(85) 3281-6111